quinta-feira, 30 de junho de 2011

HEMOPA- Próxima Campanha do mes de julho 2011 - Participem!

Hemopa com campanha do veraneio

No período de 15 a 30 de julho, a Fundação Hemopa desenvolverá campanha de incentivo à doação de sangue e formação de cadastro de doações de medula óssea para assegurar atendimento satisfatório de milhares de pacientes internados em cerca de 218 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI´s, que corresponde a cobertura transfusional de aproximadamente 90%. A meta é de 350 coletas/dia.
A ação será estendida aos municípios com unidades de coleta e transfusão de sangue do Hemopa em Marabá, Castanhal, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção. A campanha será de cunho educativo na sede do hemocentro coordenador Belém, com divulgação focada na hemorrede estadual do interior paraense para onde boa parte da população se desloca em período de férias.
Segundo a assistente social Lilian Bouth, no período de férias e feriados ro0longados registra-se redução no comparecimento de candidatos à doação de sangue em torno de 30%, na mesma proporção que aumenta as solicitações de transfusão, devido aos excessos cometidos que elevam as intercorrências hospitalares.
Atualmente, o hemocentro tem uma média diária de 250 doações de sangue e cerca de 300 atendimentos transfusionais. Somente ano passado, o hemocentro coletou 91.290 bolsas de sangue e atendeu 142. 875 transfusões da rede hospitalar. Hoje, a população doadora voluntária de sangue no Brasil é de 1.8%. No Pará é de 1.7%. O que ainda é baixo, levando-se em consideração que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que 3% a 5% da população pratique esse ato solidário.


Entre os fatores para o crescimento esperado da demanda por sangue no país estão o aumento de 58,3% dos transplantes (de 2003 a 2009), o crescimento da expectativa de vida da população, o uso cada vez maior de sangue como suporte terapêutico em doenças hematológicas. No Pará, o Hemopa vivencia ainda a realidade da expansão da hemorrede que no período de 2007 a 2010, foram implantadas mais 14 AT´s, elevando naturalmente o número de transfusões para 12%, ano passado.

Quem pode doar sangue:

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea:
Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos

Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118.







Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Edna MarS"