sábado, 5 de junho de 2010

A UNIVERSIDADE PLANETÁRIA Comemora o dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Universidade Planetária comemora o Dia do Meio Ambiente e Ecologia
No dia 05 de junho comemora-se
o dia do meio ambiente e ecologia.





Nós, dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil UNIFUTURO, Artforum Renaissance Vie Universelle e da Universidade Planetária do Futuro - U. P. F. lamentamos, profundamente, um dos maiores desastres ambientais e ecológicos marítimos. O ocorrido no Golfo do México já tem gravíssimos e irreparáveis danos ao planeta! Lamentável!


a>
ARTFORUM BRASIL VERDE + 10
Preservar, cuidar, respeitar e amar.



Golfo do México visto do espaço,
onde aconteceu o vazamento de óleo. (NASA)
O dia do Meio Ambiente foi criado em 1972, a partir de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo maior de promover debates sobre temáticas e assuntos ambientais relacionados ao nosso planeta.

Este encontro da ONU reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais, na chamada Conferência das Nações Unidas. Todos os participantes seguiram uma pauta que tinha como foco:
-A degradação que o homem tem causado ao meio ambiente
-Os riscos para sua sobrevivência
-A diversidade biológica
-A preservação do meio ambiente
Nessa conferência foram criados diversos documentos relacionados aos problemas do meio ambiente, na perspectiva de uma contribuição ao mundo. Foi organizado um plano de ações que deveriam ser seguidos pelos governos e pela humanidade.


Imagem da NASA Katrina sobre o Golgo do México
O dia do meio ambiente promove centenas e milhares de discussões sobre diversos temas, como a questão crucial das águas do planeta, sobre o solo, poluição, devastação das florestas, dos animais terrestres e marítimos, a destruição da camada de ozônio, das florestas, como o caso da Amazônia, por exemplo, além das políticas dos governos diante dos agravamentos ocorridos neste ano de 2010, com os diversos desastres ambientais no Brasil, no Haiti, no Peru, na Ilha da Madeira, e em tantos outros países, e por último, a devastação e problemas de ordem econômica causado pelo vulcão da Islândia.


Foto da internet
Plataforma de Petróleo.
S.O.S. NATUREZA
Se não houver cuidados extremos as grandes indústrias poderão provocar mais desastres ecológicos e ambientais... Estamos sendo testemunhas da falta de cuidado extremo com a natureza...


O homem matando a natureza...
Em 1974, o Brasil iniciou programas de preservação ambiental, através da Secretaria Especial de Meio Ambiente, para divulgar informações e conscientização sobre a responsabilidade de cada um de nós sobre nossos deveres com a natureza.

Infelizmente, nos dias atuais, os Grupos e Setores que representam o mundo não conseguiram ainda, uma solução e políticas mais abrangentes para a preservação da natureza e do meio ambiente. A cada vez nos damos conta que o planeta não precisa de nós, e sim nós humanos precisamos do planeta. Temos que renovar nossa consciência diante das políticas ecológicas governamentais e dos projetos e alternativas tecnológicas propostas e desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil, de grupos, universidades e dos cidadãos que estão comprometios com a ecologia humana, social e ambiental.

A política de reaproveitamento do lixo, por exemplo, é um dos mais importantes meios de preservação do nosso meio ambiente. Mas os investimentos são muito caros, e as medidas adotadas, em sua maioria, ainda precisam ser sistematizadas, para evitar as contaminações decorrentes dos lixos urbanos e dos agrotóxicos.

Devemos exercitar nossa cidadania planetária e elevar as nossas relações com a Mãe Natureza. Todos nós cidadãos devemos continuar fazendo a "Nossa Parte"! Cada um de nós têm projetos, metodologias, forma de demonstrar amor à natureza e contribuir para a construção de caminhos, na perspectiva de um mundo melhor, justo e de preservação da natureza do nosso planeta.


Sejamos Mais que UM, sejamos Mais que DOIS, sejamos MILHÕES! O futuro nos espera e nele estará registrado tudo o que fizermos pela paz, transformação da sociedade e por um "Planeta Vivo"!

Vamos transformar a Universidade Planetária do Futuro, também, em um importante "Parlamento do Meio Ambiente e Ecologia Social", como resultado dos nossos projetos desenvolvidos nas comunidades que criamos no Orkut, em abril de 2007, além do Fórum de Mulheres pela Paz do Planeta.

Comunidades:
*"Escola Ecologia Mandala – Zen"
*"Parlamento de Meio Ambiente e Ecologia Social"
*"Anjos protetores do Planeta".
*"Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta".
Esses roteiros metodológicos e projetos foram criados e estão sendo desenvolvidos através do Programa Universidade Aberta do Futuro "Telhados
do Mundo" - 10 anos, que por sua vez foi o método dos Grupos Artforum Mundi Planet e Artforum Brasil XXI UNIFUTURO, para chegarmos ao "Projeto Universidade do Futuro", que recebeu dos seus fundadores, o nome de "Universidade Planetária do Futuro".

Desejamos que nosso amor à humanidade, à natureza e aos animais seja uma ponte especial de novas conexões, novos diálogos e parcerias éticas, que nos ajudarão a construir trilhas e caminhos para um Novo Mundo Melhor. Essa ponte nos ligará ao futuro, onde estaremos representados pelos nossos descendentes e os descendentes da humanidade brasileira e de outras regiões do mundo!

Brasil, 05 de julho de 2010
anafelixgarjan@gmail.com
Presidente da Universidade Planetária do Futuro
artforum.universidadeplanetária@gmail.com
.
Cidade Artes do mundo:
www.cidadeartesdomundo.com.br
Artforum Mundi Planet e Arforum Brasil Unifuturo
www.artforumunifuturobrasil.org
Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta
http://forumdemulheresdofuturo.zip.net/

Universidade Planetária
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com

***

Edna MarS
artforumbluelight@gmail.com
*Diretora Artforum Brasil XXI
Saude/Cultura/Ecologia - SP/RJ
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

*ArtforumBlueLight:
http://ednamars.blogspot.com
*AACD-Assoc. de Assist. à Criança Deficiente
http://comunidadeaacd.ning.com/profile/EdnaMarS

*DICA:
Acesse JAZZMASTERS - O Melhor do Groove in Brazil:
http://www.jazzmasters.com.br/

*ELDORADO SOCIOAMBIENTAL:
http://blogs.estadao.com.br/eldorado-socioambiental/

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Edna MarS"