sábado, 20 de novembro de 2010

Cimeira da Nato em Portugal - Um Propósito para o Fim da Guerra no Mundo


Realiza-se em Lisboa nestas sexta e sábado a cimeira da Nato, que vai reunir quase 60 chefes de Estado e de governo do mundo. Ao mesmo tempo vai ocorrer ainda uma cimeira Europa/América e um encontro entre a NATO e a Rússia.

A cimeira de Lisboa pretende definir um novo conceito estratégico da Nato que defina a sua acção à luz da nova ordem mundial, num momento em que a Aliança Atlântica está atolada no Afeganistão e sem soluções à vista para uma guerra que não tem data para acabar.

A Nato quer alterar o antigo conceito de uma aliança defensiva, norte-americana e europeia, para projectar-se no mundo como uma força militar capaz de intervir em qualquer lugar do planeta.

Com um poderio militar arrasador, contando, embora não formalmente, com uma presença em todo o mundo através das mais de setecentas bases dos EUA, a NATO reflecte a hegemonia norte-americana no mundo e age em função dos seus interesses estratégicos.

Neste dossier, discutimos a relação de Portugal com a Nato, a evolução da aliança diante dos objectivos do capitalismo global, e procuramos fazemos o ponto da situação da guerra do Afeganistão, com a ajuda de autores portugueses e internacionais.

Fonte: dossier | 16 Novembro, 2010 - 15:42

.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Edna MarS"