No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A data tem o objetivo de chamar a atenção para os vários problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos.
O movimento teve início em algumas cidades da Europa, durante a crise do petróleo na década de 70. Conhecida lá fora como World Carfree Day, a data foi oficialmente instituída em 2000 e chegou ao Brasil em 2001.
Reduzindo a pegada ecológica
Os automóveis que utilizamos em nosso cotidiano são movidos à combustíveis fósseis, ou seja, não renováveis. Esta fonte energética que vem do petróleo, do carvão e do gás natural polui o ar, principalmente nos grandes centros urbanos, devido à enorme quantidade de automóveis.
Hoje em dia, a ciência e a sociedade civil têm pressionado o poder público e a iniciativa privada na busca de soluções para a poluição. Este enorme problema agrava o aquecimento global e ocasiona o aumento de doenças respiratórias.
Por isso, um transporte sustentável tem de utilizar eficazmente a energia, ou seja, transportar o máximo de carga possível gastando o mínimo de combustível.
Daí a importância de se utilizar o transporte coletivo e de se oferecer carona
sempre que possível. Andar de bicicleta e fazer pequenos trechos a pé, também ajuda a reduzir sua pegada.
Fonte: WWF Brasil
Veja a matéria publicada em seu veículo de origem
Nenhum comentário:
Postar um comentário