Ovos de Páscoa!
É possível saborear com moderação?
Nutricionista sugere que em datas especiais como a Páscoa as pessoas devem evitar devorar o chocolate de uma vez
Quem já se conscientizou sobre o excesso de calorias dos chocolates, tem outros motivos para exercitar a moderação, especialmente no que diz respeito aos ovos de Páscoa.
“É que os fabricantes abusam das quantidades de açúcar e gordura, altamente prejudiciais à saúde. O excesso desses dois ingredientes pode ser verificado em praticamente todas as marcas do mercado”, alerta Maria Vasconcelos, coordenadora do ProTeste, uma associação voltada para os interesses dos consumidores, que avaliou a qualidade dos produtos.
Com essas características, em vez de um alimento benéfico, o consumo do chocolate (especialmente na versão ovos de Páscoa) passa a configurar num problema, especialmente para crianças e adultos com algum tipo de restrição alimentar.
Maria Vasconcelos afirma que, como não existem regras para a rotulagem
desses produtos, o ideal é mesmo praticar o difícil controle de quantidades na hora de comer.
A nutricionista Caroline Fernandes, do Instituto Mineiro de Endocrinologia,
afirma que, consumido com moderação, o chocolate não ameaça o controle de peso e nem vai fazer a pessoa ganhar quilinhos indesejáveis.
Para quem não quer engordar, portanto, ela indica como tamanho razoável um ovo de até 100 gramas, sem recheios ou acréscimos de ingredientes, tais
como castanhas e recheios trufados.
Ele não precisa ser diet, até porque, essa versão, devido ao excesso de gordura, costuma ser ainda mais calórica do que a convencional.
Como sugestão, ela recomenda dividir o ovo ao meio.
Uma metade pode ser degustada, em pequenas frações, na hora da sobremesa deste domingo.
para serem degustados ao longo da semana.
Como cada grama de chocolate tem cinco calorias, ela afirma que é importante aprender a saboreá-lo, sobretudo em datas especiais, justamente para não comprometer todo o sacrifício feito por quem faz controle de peso.
“Uma das qualidades que fazem do chocolate um alimento tão apreciado no mundo inteiro é exatamente o fato de ele ser sólido à temperatura ambiente e derreter quando em contato com a temperatura corporal, proporcionando o prazer gustativo.
Portanto, nada de devorar tudo de uma vez!
Coloque pequenos pedaços sobre a língua e deixe-os dissolver lentamente", ensina.
Outra dica é congelar os pedacinhos.
Assim, eles ficarão mais tempo na boca e a pessoa sentirá o gosto por mais tempo. Para não exceder no consumo, se fartando com os chocolates recebidos de familiares e amigos, ela recomenda não guardar os ovos para comer depois.
"Se você está em controle de peso, escolha um e doe os outros
para crianças carentes", sugere.
Fonte: Jornal Estado de Minas-2010
Depois da dica resta-me desejar uma
Feliz Páscoa!