sábado, 20 de novembro de 2010
Cimeira da Nato em Portugal - Um Propósito para o Fim da Guerra no Mundo
Realiza-se em Lisboa nestas sexta e sábado a cimeira da Nato, que vai reunir quase 60 chefes de Estado e de governo do mundo. Ao mesmo tempo vai ocorrer ainda uma cimeira Europa/América e um encontro entre a NATO e a Rússia.
A cimeira de Lisboa pretende definir um novo conceito estratégico da Nato que defina a sua acção à luz da nova ordem mundial, num momento em que a Aliança Atlântica está atolada no Afeganistão e sem soluções à vista para uma guerra que não tem data para acabar.
A Nato quer alterar o antigo conceito de uma aliança defensiva, norte-americana e europeia, para projectar-se no mundo como uma força militar capaz de intervir em qualquer lugar do planeta.
Com um poderio militar arrasador, contando, embora não formalmente, com uma presença em todo o mundo através das mais de setecentas bases dos EUA, a NATO reflecte a hegemonia norte-americana no mundo e age em função dos seus interesses estratégicos.
Neste dossier, discutimos a relação de Portugal com a Nato, a evolução da aliança diante dos objectivos do capitalismo global, e procuramos fazemos o ponto da situação da guerra do Afeganistão, com a ajuda de autores portugueses e internacionais.
Fonte: dossier | 16 Novembro, 2010 - 15:42
.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Seu coração pode não estar no mesmo ritmo que você.
Nos últimos tempos, é cada vez mais comum ouvirmos falar de um grave problema conhecido como Morte Súbita. O que na maioria das vezes não é dito, é que este tipo de morte está associado, em grande parte dos casos, às Arritmias Cardíacas.
Por isso, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC - criou a Campanha Coração na Batida Certa www.arritmiasemortesubita.org.br, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e morte súbita, além de disseminar e implementar diretrizes e guias práticos para o melhor atendimento de suas ocorrências.
A campanha também tem como meta gerar recursos para aquisição, doação e instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática – DEA – em aeroportos, academias, clubes, estádios e shopping centers, por meio dos Centros de Referência Médica presentes nas principais cidades do Brasil.
A campanha elegeu como alerta para suas atividades o dia 12 de novembro, data em que diversas atividades são realizadas em nível nacional, com o apoio de associados e serviços especializados.
O que são arritmias cardíacas?
O coração normal trabalha com a batida certa, isto é, seqüência de batidas com ritmo. Quando isso não acontece, temos as chamadas Arritmias Cardíacas. Existem diferentes tipos de Arritmias Cardíacas, como aquelas em que o coração bate rápido (taquicardia), lento (bradicardia) ou apenas com irregularidade.
Qual a gravidade?
Em geral, as Arritmias Cardíacas graves ocorrem em pessoas que possuem doenças do coração, tais como infarto e “coração inchado” (exemplo: Doença de Chagas). Por outro lado, pessoas saudáveis também podem ter Arritmias Cardíacas. Estas podem não interferir nas atividades do dia-a-dia e não provocar sintomas, mas podem ameaçar a vida. Até atletas podem ter esse tipo de arritmia.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns são: palpitações ou “batedeiras”, desmaios e tonturas. Em outros casos, pessoas com Arritmias Cardíacas podem apresentar: confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito.
Muitas vezes, as Arritmias Cardíacas não provocam sintomas e, por isso, grande parte da população desconhece seus riscos. A falta de informação é um dos principais fatores que podem levar a uma fibrilação ventricular. Esta arritmia grave, também chamada de parada cardíaca, não permite o bombeamento normal do sangue e só é tratada com choque elétrico que pode ser dado por um aparelho chamado desfibrilador externo automático (DEA). Se este atendimento não for realizado com rapidez, a parada cardíaca pode levar à Morte Súbita.
O que é morte súbita?
É a morte instantânea, inesperada, repentina e não-acidental. Na maioria das vezes, a Morte Súbita é de origem cardíaca.
Quem está sujeito às arritmias cardíacas e morte súbita?
Qualquer pessoa está sujeita às Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, inclusive atletas. Elas podem ocorrer em qualquer faixa etária, mesmo em recém-nascidos, mas a maior porcentagem de ocorrência está em pessoas que possuem doenças cardíacas ou já sofreram parada cardíaca, bem como aqueles que têm histórico de Morte Súbita na família (pais e irmãos).
Como prevenir as arritmias cardíacas e morte súbita?
Procure seu cardiologista e faça todos os exames que forem indicados. O tratamento e a prevenção de doenças do coração são a melhor forma de evitar as Arritmias Cardíacas.
Como tratar?
Depois de feito o diagnóstico pelo cardiologista ou clínico, você poderá ser encaminhado a um especialista em Arritmias Cardíacas, que tem condições de escolher o melhor entre os 4 tratamentos disponíveis hoje:
- Tratamento com remédios;
- Ablação (espécie de cateterismo);
- Colocação (implante) de marca-passo;
- Colocação (implante) de desfibrilador interno.
Estes tratamentos ajudam as pessoas a viver mais e melhor. Em alguns casos, é necessário combinar dois ou mais tratamentos.
Qual é o acesso a esses tratamentos?
Os tratamentos para Arritmias Cardíacas podem ser feitos, gratuitamente, pelo SUS – Sistema Único de Saúde. A maioria dos planos de saúde também dá cobertura a esses tratamentos. Procure informações. Faça valer seus direitos.
A SOBRAC
A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia, que reúne os especialistas na área das Arritmias Cardíacas. Mais informações em www.sobrac.org
Conheça a campanha em detalhes aqui www.arritmiasemortesubita.org.br
Previna-se!Saúde em primeiro lugar!
Abraços
Edna MarS
Grupos ARTFORUM MUNDI & ARTFORUM BRASIL XXI
♥
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
maratona televisiva com o objetivo de arrecadar recursos para o
tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas 9 unidades
construídas com a colaboração da sociedade desde sua primeira edição, em
1998.
Coletiva de imprensa do Teleton 2010 (Foto: Roberto Nemanis/SBT)
Embora
o programa aconteça ao vivo durante apenas dois dias, a preparação
começa bem antes. Por cerca de 8 meses, a equipe da atração se organiza
para realizar a maratona, que conta com mais de 500 pessoas envolvidas
direta e indiretamente.
Já estão confirmadas para a maratona de solidariedade as presenças de Hebe Camargo, Eliana, Adriane Galisteu, Ivete Sangalo, Celso Portiolli, Ratinho, Banda Cine, Wanessa, Grupo Revelação e muitos outros.
Os fãs da música sertaneja também podem comemorar. Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Daniel, Fernando e Sorocaba, Hugo Pena e Gabriel, João Neto e Frederico, Marcos e Belutti, Paula Fernandes e Victor e Léo, que este ano irão apresentar uma parte do programa, estão entre os artistas que animarão a festa.
Victor e Léo cantam na edição de 2009 (Foto: Roberto Nemanis/SBT)
A abertura será comandada por Silvio Santos na noite do dia 5 de novembro e contará com a presença da madrinha do projeto, Hebe Camargo, e da cantora Claudia Leitte, que estreia como apresentadora no programa. Além deles, mais de 70 artistas se revezarão no palco.
Silvio Santos na edição de 2009 do Teleton (Foto: Roberto Nemanis/SBT)
Claudia Leitte já confirmou presença na edição deste ano (Foto: Roberto Nemanis/SBT)
Nos
últimos anos, o Teleton conquistou um público cativo que contribui para
a AACD alcançar suas meta, que em 2010 é de R$20 milhões. As doações
serão destinadas à construção de mais uma unidade. No ano passado, a
maratona atingiu R$ 19.355.137 e o dinheiro está sendo utilizado para a
construção do ARCD de Poços de Caldas (MG). Só em 2009, a AACD realizou
1.347.777 atendimentos, dentre cirurgias, consultas e terapias.
As doações podem ser feitas pelo telefone e internet. Veja como doar:
Teleton vai ao ar nos dias 5 e 6 de novembro, no SBT!
Não fique de Fora! Participe!!!!!
♥Dr.Edna Mars
Grupos ARTFORUM MUNDI & ARTFORUM BRASIL XII